NOSSA CIDADE

Conheça o Município

Localização

O município de está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Centro Norte de Mato Grosso do Sul (Microrregião do Alto Taquari). Localiza-se a uma latitude 19º23’43” sul e a uma longitude 54º33’59” oeste.

Distâncias:
137 km da capital estadual (Campo Grande)
997 km da capital federal (Brasília).
Solo

Predomina o Latossolo Vermelho-Escuro de textura argilosa e caráter álico, ou seja, com elevada acidez e, na porção Leste do município, há ocorrência significativa de Neossolos, ambos com baixa fertilidade natural.

Relevo e altitude

Está a uma altitude de 658 m. Imensa área plana caracteriza a parte central do município, conhecida por chapadão. Possuem em suas bordas, patamares estruturais ao sul, escarpas e ressaltos topográficos a leste. A Geomorfologia do município de São Gabriel do Oeste divide-se em três Regiões:

Região dos Chapadões Residuais da Bacia do Paraná, com a Unidade Geoambiental Chapadão de São Gabriel.

Região dos Planaltos da Borda Ocidental da Bacia do Paraná, com a Unidade Segundo Patamar da Borda Ocidental.

Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores. Com as unidades: Patamares do TaquariItiquira, Depressões Interiores e Divisores Tabulares dos Rios Verde e Pardo.

Uma grande característica local é a variação do solo, já que parte do município é formada é região de planalto, com um grande plano onde a agricultura predomina e as regiões circundantes são de arenito, com grande formação de erosão e assoreamento. Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, além de relevos elaborados pela ação fluvial.

Clima, temperatura e pluviosidade

Está sob influência do clima tropical de altitude (CWA). Quase que a totalidade do município apresenta clima úmido a sub-úmido, com índices de umidade variando de 20 a 40%. A precipitação anual varia entre 1.500 a 1.750mm e o excedente hídrico anual de 800 a 1.200mm durante cinco a seis meses, deficiência hídrica de 350 a 500mm durante quatro meses. As temperaturas médias estão acima de 20°C e abaixo de 24°C

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. Rios do município:

Rio Aquidauana: afluente pela margem direita do rio Miranda, com 620 km de extensão. Navegável da foz até a cidade de Aquidauana. Nasce na serra de Maracaju, Divisa dos municípios de São Gabriel do Oeste e Corguinho. Parte significativa do rio encontra-se no Pantanal.

Rio Coxim: afluente pela margem esquerda do rio Taquari. Com 280 km de extensão, nasce pouco acima de São Gabriel do Oeste, corre para o sul, deriva para leste e para o norte (um pouco à esquerda), até encontrar o Taquari, na cidade de Coxim. Faz divisa entre o município de São Gabriel do Oeste e Camapuã e São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso.

Rio Jauru: afluente pela margem direita do rio Coxim. Nasce na serra do Taquari, fazendo divisa entre o município de Coxim e São Gabriel do Oeste.

Rio Novo: afluente pela margem esquerda do rio Coxim, limite entre os municípios de Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste. Suas nascentes se localizam na serra de Maracaju, em torno de 33 km ao noroeste da cidade de São Gabriel do Oeste.

Vegetação

A lavoura e o Cerrado em proporções equitativas predominam no município. A pastagem plantada é representativa na constituição da cobertura vegetal.

Área

Ocupa uma superfície de 3 864,859 km².

Subdivisões

São Gabriel do Oeste (sede), Areado, Ponte Vermelha e Santa Cecília.

Arredores

Rio Verde do Mato Grosso, Camapuã, Bandeirantes e Rio Negro.

Demografia e cultura

De acordo com a pesquisa promovida pelo IBGE em 2011, a população do município atigiu 22.616 habitantes.
Fundada por gaúchos e sul-mato-grossenses, tem como tradição os costumes gaúchos, desde o churrasco ao chimarrão. Também recebeu influência dos primeiros colonizadores da região, vindos de Minas Gerais no final do século XIX.

Indústrias

Por ser um polo agrícola na região com abundância de matéria prima, destaca-se a produção de Ração Animal em virtude a sua grande produção de farelo de soja e de sorgo além de forrageiras, Indústrias têxteis- Algodão, leite, frigoríficos de suínos, aves e bovinos, além de uma crescente produção e sede de uma empresa que comercializa Bolsas, Sapatos, Carteiras e Acessórios com o couro do Avestruz de produção local,o que confere em um produto de alta qualidade e que atrai pessoas de diversos lugares.

Tendo como atividade base a produção do leite longa vida São Gabriel do Oeste. Contando com incentivos municipais e estaduais, a SAGA Agroindustrial é a primeira indústria deste ramo no estado de Mato Grosso do Sul. Fundada em setembro de 2002, a produção teve início em Julho de 2003, trazendo como consequências inúmeros benefícios para o setor leiteiro, como melhores preços pago aos produtores, geração de empregos diretos e indiretos, maiores investimentos, aumento do rebanho e, conseqüentemente, reflexo no comércio local e maiores recursos para o município. Também presente no município a empresa frigorífica e abatedora de suínos Aurora (Cooperativa Central Aurora Alimentos) que tem uma Linha de produção de hambúrgueres e cortes especiais de carne suína. Emprega diretamente 3100 pessoas da própria cidade e de municípios vizinhos, além de empregos indiretos de fornecedores.

Para navegação via teclado,
utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
ALT + [N° de atalho]

Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
7 Cor original
8 Com contraste
Tamanho da Fonte
A+ A-