IMPRENSA

Vacinação de cães e gatos contra raiva tem início na próxima semana

15.08.2018 · Secretaria Municipal de Saúde
  • cachorrovacinao

A partir do dia 20 de agosto, a Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste estará realizando a vacinação de cães e gatos do município contra raiva. De acordo com o setor de Zoonoses, mais de 3 mil animais devem ser imunizados em toda a cidade.

 

A campanha terá início nos assentamentos, sendo que, do dia 20 ao dia 23 de agosto, o Assentamento Campanário receberá a vacinação lote a lote, onde o veterinário Cassiano Simoes estará visitando todas as residências para aplicar a dose.

 

Já na cidade, a vacinação está programada para acontecer no dia 15 de setembro (sábado), seguindo o cronograma estabelecido. Os proprietários de animais com mais de 3 meses de vida devem procurar um dos postos de vacinação entre às 7h e às 17 horas. O distrito do Areado receberá a campanha no dia 1 de setembro.

           

Avisos importantes para a campanha:

 

  • Levar a Carteira de Vacinação do animal;
  • Cães devem ser levados com coleira e guia (cães bravos levar com focinheira);
  • Gatos devem ser levados de preferência em gaiolas;
  • Os animais deverão ser levados por adultos.

 

A doença

 

A raiva é uma doença infecciosa aguda que atinge homens e animais. É causada por um vírus que se multiplica pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central.

 

A raiva não tem cura. Trata-se de um sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A forma mais comum de transmissão é o contato direto da saliva, contendo o vírus rábico, com mucosas ou pele machucada através de lambidas ou mordidas.

 

A transmissão também pode ocorrer por arranhões, pois as salivações intensas dos animais doentes contaminam as patas. A principal fonte de infecção é o cachorro (quase 85% dos casos), seguido do gato.

 

Confira o calendário de vacinação

 

20 a 23 de agosto – Assentamento Campanário (lote a lote)

 

28 a 31 de agosto – Assentamentos Patativa e Itaqui (lote a lote)

 

1 de setembro – Unidade de Saúde do Areado

 

15 de setembro – Unidades de Saúde VI do Redondo, V - Correios, IX - São Cristóvão, I - Jardim Gramado, IV – Fênix, X – Primo Maffissoni, Escola Ênio Carlos Bortolini e Escola Armelindo Tonon (Milani).

Para navegação via teclado,
utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
ALT + [N° de atalho]

Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
7 Cor original
8 Com contraste
Tamanho da Fonte
A+ A-