Segurança no trânsito: Prefeitura começa a instalação de “traffic calming” na cidade

07.11.2019 · Secretaria Municipal de Infraestrutura e Trânsito
  • img_9913

A Secretaria de Infraestrutura e Trânsito deu início a instalação de três novos redutores de velocidade na cidade. Integrantes das medidas conhecidas como traffic calming, os redutores fazem parte de um conjunto de estratégias que servem para reduzir a velocidade máxima de veículos, evitar acidentes e criar um espaço de circulação seguro para pedestres e ciclistas que transitam no local.

De acordo com o secretário da pasta, Geraldo Rolim, a instalação atende a solicitação da população, escolas e comércios localizados em áreas de grande fluxo de veículos. Neste primeiro momento serão implantados traffic calmings na rua lateral da Fundação Educacional Cristo Rei, área de saída de alunos, na rua do Supermercado São Gabriel e também na rua do CMEI Criança Feliz. Ao todo, mais de R$ 33 mil em recursos próprios devem ser investidos nas obras.

Geraldo destaca que as medidas tomadas pela Prefeitura, tendo em vista a segurança nas vias, ainda depende da conscientização para obter o resultado esperado. “Precisamos que nossos motoristas sejam mais conscientes de seus atos no trânsito, que dirijam com cautela e atenção à sua vida e a do próximo. Muitos acidentes poderiam ser evitados se os condutores tivessem mais prudência na direção”, disse.

Durante o último ano, a Secretaria intensificou a organização do trânsito no município. Só nos últimos meses, mais de 350 novas placas de sinalização vertical foram confeccionadas e instaladas em todo o perímetro urbano, priorizando os pontos mais críticos de tráfego motorizado.A sinalização, que inclui alertas para limite de velocidade, cruzamentos, dê a preferência, pare e lombadas, busca garantir a mobilidade, segurança e qualidade de vida da população.