Secretaria de Educação realiza seminário sobre alfabetização na idade certa

16.07.2018 · Secretaria Municipal de Educação
  • mg_8673zcopy

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o IV Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento contou com a participação de cerca de 100 docentes da rede pública municipal e foi realizado nos dias 12 e 13 de julho no Auditório da Prefeitura.

Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O PNAIC também visa reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores. No ano de 2018 o PNAIC estendeu sua formação à professores da Educação Infantil.

A realização do seminário foi o fechamento do ciclo de formação iniciado no ano de 2017, com a exposição e apresentação dos trabalhos pelos professores. “O seminário foi o momento de troca de experiências, onde foram avaliados os resultados obtidos por meio dos estudos e das ações desenvolvidas”, explicou a secretária municipal de Educação, Kalícia de Brito França.