SAAE e Desenvolvimento lançam campanha de coleta de óleo de cozinha

27.03.2019 · Utilidade Pública
  • dsc_3885

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Gabriel do Oeste (SAAE) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estão lançando na tarde desta quarta-feira (27), uma campanha de incentivo à coleta e reciclagem do óleo de cozinha usado no município. A ação visa promover a destinação sustentável do óleo residual, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

A campanha, que integra o projeto da Coleta Seletiva – Lixo Certo, consiste na instalação de 18 pontos de coleta distribuídos em estabelecimentos comerciais, unidades escolares e prédios públicos da cidade. Para o descarte, o munícipe deverá utilizar um recipiente de plástico descartável, de preferência a garrafa pet, que precisa estar bem lacrada para evitar vazamento.

Descartado incorretamente no lixo de cozinha comum, o óleo acaba gerando diversos problemas ambientais, podendo contaminar e poluir de águas ao solo. Se jogado na pia, o óleo de cozinha se torna gordura, ficando incrustado nas paredes das tubulações, o que causa entupimento por obstruir e danificar as vias; já no solo, o óleo causa a impermeabilização, o que contribuiu para enchentes. Uma vez acondicionado de maneira adequada, o resíduo pode ser utilizado para diversos fins, como a produção de sabão, glicerina e resina para tintas.

Anote os pontos de coleta:

Benfica Supermercados

Mercado do Alemão