Reunião aponta os novos rumos da coleta seletiva em São Gabriel do Oeste

01.11.2017 · Geral
dsc_2640_copy

A prefeitura de São Gabriel do Oeste realizou nesta segunda-feira (30), um evento de caráter informativo para o lançamento da campanha "Lixo Certo - Coopere com a Coleta Seletiva", que tem por objetivo incentivar a coleta seletiva no município

Com lançamento marcado para o dia 11 de novembro, a campanha irá promover uma série de ações para tornar mais eficiente o processo de destinação do lixo. Além da divulgação de materiais educativos, serão distribuição de sacos plásticos destinados exclusivamente para os resíduos recicláveis descartados pelas residências. O serviço de coleta seletiva também sofre alterações, passando de apenas uma, para duas vezes por semana.

Conforme o secretário de desenvolvimento econômico e presidente interino do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Lucio Lagemann, a coleta seletiva acontece às terças e quintas-feiras, enquanto às segundas, quartas e sextas-feiras, são coletados o lixo orgânico e o rejeito. No próximo dia 11, a campanha terá início com a distribuição de sacos de lixo nas residências.

"O projeto piloto será desenvolvido no bairro Milani e depois será ampliado para os demais bairros. Além da distribuição dos sacos plásticos, as equipes também irão distribuir materiais informativos e sanar as dúvidas da população", explicou. As demais secretarias, como de saúde, educação e assistência social, também estão envolvidas no projeto, além do Legislativo Municipal, entidades e associações locais.

A ideia é envolver todos os setores da sociedade, de modo a obter resultados em curto espaço de tempo. "É fundamental e precisamos da participação do maior número possível de voluntários. No dia 11, vamos nos reunir no Centro de Eventos e de lá, as equipes sairão de casa em casa divulgando a campanha. Todos estão convidados a participar conosco", completou.

No dia do lançamento, as equipes ainda estarão preparadas para coletar garrafas pet, que serão destinadas para o projeto Natal Luzes do Cerrado. Segundo Lucio, o projeto necessita ainda de muitas garrafas para conclusão dos trabalhos deste ano.

Outro objetivo da campanha é aumentar a quantidade de materiais recicláveis, a fim de contribuir com a Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem de São Gabriel do Oeste (COOPERASGO). Por meio da separação adequada, é possível que o município reaproveite até 30% do lixo coletado, pois, além de benefícios ambientais, pode aumentar a renda de aproximadamente 25 famílias.

Em complemento a estas medidas, a prefeitura também está em processo licitatório para adequar uma carreta que levará os rejeitos recolhidos no município até a cidade de Campo Grande. A intenção é acabar com o aterro sanitário de São Gabriel do Oeste, considerando as complicações que envolvem uma licença ambiental de uma local para destinação destes materiais, contudo os recicláveis continuarão a cargo da Cooperativa local.

Orientações da Campanha

·         O lixo reciclável, como papel, plástico, metal e vidro, deve ser colocado em um único saco. Já o lixo orgânico, como restos de alimentos, em outro saco separado.

·         Apesar de serem coletados juntamente com o lixo orgânico, separe uma sacola para seus rejeitos (lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica etc.)

·         Se possível, tenha em casa uma lixeira para o lixo reciclável e outra para o lixo orgânico.

Ecopontos

Locais de entrega voluntária de pneus, pilhas, baterias e eletrônicos. Localize o mais próximo de você:

·         Resíduos Eletrônicos - Avenida Castelo Branco, 122.

·         Pilhas e Baterias - Nas escolas, supermercados e prédios públicos. A Câmara Municipal é um destes locais.

·         Pneus - Rua Marechal Floriano, 1793.

Texto: Suzana Vanessa - Veja Folha.