Prefeitura realiza capacitação de médicos e enfermeiros sobre métodos contraceptivos

02.08.2019 · Secretaria Municipal de Saúde
  • f05d0b4c_0e7d_4c95_ae7e_607035f95c41
  • f05ac88e_a3bb_435e_8acf_49194fbf73bd
  • e6e30eb9_40a6_42e0_bcc2_ce6fa0bd63f7
  • b81e50d7_d29f_4fed_a820_9926106c2250
  • 9b44966b_035c_4422_849c_2ef9d69e58ed

A Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul, realizou, na manhã desta sexta-feira (2), uma capacitação voltada aos médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde sobre o método contraceptivo DIU (Dispositivo IntraUterino). O projeto tem por objetivo o atendimento às necessidades de planejamento familiar das pacientes em vulnerabilidade social e clínica.

De acordo com a secretária de Saúde, Michele Alves Pauperio, o DIU é um dos métodos contraceptivos mais eficientes e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive para atendimento das adolescentes. “Fizemos entrevistas com base no protocolo de planejamento familiar e identificamos essa necessidade de ampliar o serviço. Por isso estamos capacitando nossos profissionais para o procedimento, que é simples e não exige anestesia”, explicou.

A capacitação teórica e prática foi realizada na Casa Rosa, em parceria com a Associação. Aproximadamente 20 pacientes aderiram ao método contraceptivo e realizaram o procedimento, após um processo de triagem realizada nas unidades de saúde. Os dispositivos intrauterinos e os implantes utilizados foram recebidos através da Secretaria de Estado de Saúde, com o apoio da Dra. Mariana.

Entre os métodos estudados, estão o DIU de Cobre – disponibilizado pelo SUS- o Implanon (Implante Subcutâneo) e o DIU de Mirena.  Segundo a secretária, dez pacientes tiveram a indicação do DIU de Mirena durante a Expedição de Cirurgias da USP e o método foi disponibilizado, por meio de parceria com o Ministério da Saúde.

Todas as unidades de saúde de São Gabriel do Oeste oferecem métodos contraceptivos e possuem equipes de profissionais capacitadas para orientação. Para colocação do DIU ou uso dos demais métodos oferecidos pelos SUS, as pacientes devem procurar a ESF (Estratégia de Saúde da Família) onde realiza atendimento.

A prefeitura está reestruturando a saúde pública do município, assegurando diversos serviços de qualidade e eficiência para a população de São Gabriel do Oeste.