Dia D de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado (21)

16.09.2019 · Secretaria Municipal de Saúde
  • gatovacina

Acontece neste sábado (21), o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica em São Gabriel do Oeste. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação de imunização de cães e gatos contra a raiva tem como meta vacinar 90% desses animais.

A vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente para que os bichos permaneçam protegidos. Para vacinar é necessário que o animal tenha mais de 3 meses de idade e esteja saudável. Se o gato ou cachorro estiver febril ou com diarreia, o proprietário deverá evitar a vacinação; para cadelas e gatas prenhas, amamentando ou no cio, a vacina será aplicada normalmente. O setor de Zoonozes, responsável pela imunização dos animais domésticos, também informou que os donos devem levar os cães portando guia e coleira.

A Campanha teve início na zona rural da cidade no dia 6 de setembro, percorrendo os assentamentos e um dos distritos do município. No dia 21, a vacinação terá início às 7h e seguirá até às 17h em todos os postos de atendimento montados na cidade. Para receber a imunização é necessária a apresentação da carteirinha do animal, porém, se o dono não possuir o documento, uma nova será fornecida.

Confira mais algumas informações importantes

• Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;
  • Cães bravos, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;
  • Os gatos devem ser transportados de preferência em caixas apropriadas e em segurança;
  • Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação.

Locais de vacinação

Unidades de Saúde I (Jardim Gramado); II (Milane); IV (Conjunto Fenix); V (Correio); VI (Redondo); VIII (Jardim Gramado); IX (Conjunto Fenix); X (Primo Maffissoni) e Escola Ênio Carlos Bortolini.

A raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através de mordida. Cães e gatos são os principais veículos de transmissão.

Em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação durante dez dias, em local seguro, para que ele não fuja nem ataque pessoas ou outros animais. Água e comida devem ser administradas normalmente.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde 3295-2456.