Defesa civil capacita voluntários para atuar no município

18.06.2018 · Utilidade Pública
  • cursozbrigadista_64

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou, de 11 a 15 de junho, duas capacitações visando a formação de agentes voluntários no município. Ao todos, 45 pessoas foram capacitadas.

O curso de formação, estruturação e operacionalização da Defesa Civil teve como objetivo habilitar os participantes na formação, estruturação e operacionalização de coordenadorias municipais de proteção e defesa civil, colaborando diretamente em ações desenvolvidas pelo órgão como agentes de proteção. O treinamento, que é também uma ferramenta de difusão de responsabilidade social, é fundamental para o bem-estar da comunidade.

Além da parte teórica, os voluntários participaram de ações práticas que apresentaram as técnicas utilizadas no combate a incêndios. O curso em Técnica de Combate a Incêndio em Vegetações Diversas contribui na formação de cidades, comunidades e cidadãos resilientes atendendo as primícias estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) através do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e atende as diretrizes do quadro de Sendai 2015 – 2030, para reduzir as ameaças e vulnerabilidade global.

O material didático e equipamentos utilizados no curso foram fornecidos pelo Governo do Estado através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC – MS.

Foram ministradas as seguintes matérias:

Política Nacional de Proteção e Defesa Civil;

Aspectos Administrativos;

Gestão de Recursos Federais Destinados a Resposta;

Gestão de Risco;

Gestão de Desastre;

Plano de Contingência;

Sistema de Comando em Operações;

Instrução Normativa 02/2016;

COBRADE

Legislação Ambiental;

Noções de Primeiros Socorros;

Teoria de Incêndio Florestal e Material de Combate;

Técnica e Tática de Combate a Incêndio Florestal;

Demonstração e Manutenção de Materiais;

Deslocamento Com Ferramentas;

Combate a Incêndio Florestal.

Equipe de instrutores:

CEL BM João Alves Calixto