Covid-19: Município adquire 5 respiradores com ajuda de empresários de São Gabriel do Oeste

21.07.2020 · Secretaria Municipal de Saúde
  • resp
  • resp_1
  • resp_3

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste adquiriu cinco respiradores mecânicos que serão utilizados para auxiliar no combate ao coronavírus na cidade. A aquisição contou com a colaboração de empresários do município, que organizaram uma ação beneficente para levantar R$ 180 mil para compra destes ventiladores.

Cooperoeste, Sicredi, Sindicato Rural, Produsoja e produtores associados garantiram a aquisição de 3 destes aparelhos, que foram entregues na manhã desta terça-feira (21) ao Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira. De acordo com Adriano Bortoluzzi, representante da Cooperoeste, as empresas estavam tentando viabilizar a compra desde fevereiro, antes mesmo da chegada da Covid-19 na região. “Nossa busca sempre foi pensando no futuro, em melhorias para colaborar com a cidade e garantir um atendimento ainda maior e melhor no nosso Hospital. A união de todas as empresas, empresários e cooperados só demonstra ainda mais o que a força da solidariedade pode fazer no apoio ao enfrentamento desta doença”, disse Adriano.

Para a presidente da Funsaúde, Dulcinéia Aparecida Munhoz Val, o momento é de grande alegria pela conquista dos respiradores. “Queremos agradecer aos parceiros do Hospital, pessoas de bom coração que se uniram em prol de uma causa maior. Além dos 3 equipamentos comprados com os valores doados, o Município adquiriu mais dois ventiladores. Em breve os aparelhos estarão instalados e os profissionais serão capacitados para operar em cinco novos leitos de terapia intensiva”, comentou.

O prefeito Jeferson Tomazoni também fez o seu agradecimento e ressaltou a importância da colaboração feita à Funsaúde. “São Gabriel do Oeste é terra de gente solidária, pessoas sempre dispostas a ajudar. Hoje estamos entregando mais esta conquista – 5 novos respiradores para atender exclusivamente ao povo são-gabrielense. Este é mais um avanço na luta contra a Covid-19 e um reforço na estrutura hospitalar para oferecer um maior suporte no atendimento à nossa população. Para aqueles que colaboraram com esta aquisição, fica aqui a nossa eterna gratidão”, concluiu o prefeito.

Cada respirador tem o custo médio de R$ 60 mil. Os ventiladores pulmonares adquiridos são da marca Leistung, modelo LUFT3 que contam com tecnologia touch screen integrada e oferece uma gama completa de modos ventilatórios, permitindo a monitoração da condição do paciente.