IMPRENSA

Campanha de preventivo atendeu mais de 250 mulheres em São Gabriel do Oeste

26.03.2018 · Secretaria Municipal de Saúde
  • 20180324_0907450

No último dia 24, a campanha de coleta de preventivo do colo do útero garantiu o atendimento para mais de 250 mulheres em São Gabriel do Oeste. Durante todo o sábado, as equipes das unidades de saúde e o ônibus do Projeto de Prevenção do Câncer da Cassems, atenderam ao público feminino em uma ação alusiva ao mês das mulheres.


O exame preventivo da doença, conhecido como Papanicolau, é de extrema importância e deve ser realizado por todas as mulheres sexualmente ativas, seu objetivo é identificar e diagnosticar, precocemente,
a presença do vírus HPV e outras doenças que podem levar ao câncer de colo de útero. “O preventivo é um exame simples e indolor, feito rapidamente, que está disponível em toda rede municipal e que ajuda a descobrir não somente o câncer, mas também outras infecções que colocam a saúde da mulher em risco”, comentou a Secretária Municipal de Saúde, Michele Paupério.

 

Dentro da campanha de prevenção, o ônibus da Cassems reforçou o atendimento e a realização dos exames na unidade de saúde do Redondo – PSF VI. Equipado com sala de exames ginecológicos, mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, o veículo recebeu as pacientes com sua equipe de enfermeiros e médicos especializados.

 

Para o Dr. Fabrício Colacino, oncologista e idealizador da proposta do atendimento itinerante, é uma grande satisfação trazer novamente para a cidade o Projeto de Prevenção do Câncer com o “Ônibus da Saúde”. “A maioria dos municípios dependem exclusivamente da capital para o atendimento aos seus cidadãos, mas São Gabriel é um exemplo de resolutividade. Cerca de 90% dos casos de câncer conseguem ser tratados na própria cidade, pois há uma equipe competente, dedicada e que tem compromisso para com o atendimento”, destacou Dr. Fabrício.

 

Dona Regina, uma das pacientes atendida pelo serviço oncológico do município, está realizando o ciclo de quimioterapia no Hospital José Valdir Antunes de Oliveira. Feliz com a redução do tumor, agradeceu ao serviço prestado e destacou a importância da fé e da perseverança no tratamento. “Eu havia desistido do tratamento, pois estava muito fraca e não tinha mais coragem de ir sempre para Campo Grande, mas daí conheci o Dr. Fabrício e comecei o acompanhamento com ele aqui na cidade, e graças a Deus e a equipe do doutor, estou cada vez melhor. Nunca desistam de vocês”, concluiu.

 

Ao todo, durante o sábado, foram coletados 280 preventivos e cerca de 200 exames de HIV (1 reagente), de Sífilis (8 reagente) e Hepatite B (1 reagente) e C. Mais de 170 pessoas foram encaminhadas para o atendimento nas unidades de saúde. O serviço de coleta de preventivo e demais exames estão disponíveis diariamente em toda rede municipal de saúde. Durante os sábados, o município dispõe do atendimento oncológico em seu Hospital, onde após triagem, os pacientes seguirão com tratamento.

 

Para navegação via teclado,
utilize a combinação de teclas
conforme o modelo abaixo:
ALT + [N° de atalho]

Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
7 Cor original
8 Com contraste
Tamanho da Fonte
A+ A-